terça-feira, 8 de junho de 2010

BERÇO DA HUMANIDADE FICA EM CAVERNA DA ÁFRICA DO SUL

A região era uma mina de ouro e de diamantes antes da descoberta dos fósseis. Assim que eles surgiram, o espaço virou área de pesquisa.

A 80 quilômetros de Joanesburgo, na África do Sul, existe uma caverna com um nome muito especial: berço da humanidade. O primeiro homem teria saído de lá.

No local, existem fósseis de até 3,2 milhões de anos, que provam que todos a humanidade é africana.

A região guarda fósseis do Australopithecus africanus e do Homo sapiens. África do Sul e Etiópia ainda têm uma rivalidade para saber de qual país saiu o primeiro homem.

A caverna tem extensão de 60 metros para baixo. O lugar é estreito, mas guarda pesquisas importantes. A região era uma mina de ouro e de diamantes antes da descoberta dos fósseis. Assim que eles surgiram, o espaço se tornou patrimônio da humanidade.

Na caverna há também o fóssil completo do “little foot”, o pezinho, que tem mais de três milhões de anos. Ele foi descoberto há 11 anos e ainda não foi retirado do local.

Apesar do nome, o apelido é dado à estrutura óssea de um homem inteiro, de aproximadamente 1,40 metro, mas como os pesquisadores descobriram o fóssil do pé primeiro, o nome ficou consagrado.

Ao lado do local, há um museu que conta a história do homem desde os primórdios

Por:
RENATO RIBEIRO Joanesburgo, África do Sul

Um comentário:

natureza disse...

Muito interessante esta matéria! Veja vídeo com fotos dos fósseis no site do Jornal da Manhã da Globo do dia 8 de junho.
Evidências nos comprovam cada vez mais a Evolução das Espécies!
Vera.