terça-feira, 3 de agosto de 2010

EUA AUTORIZAM TESTE COM CÉLULAS TRONCO EMBRIONÁRIAS EM PACIENTES

Liberação veio da Agência de Drogas e Alimentos dos Estados Unidos.
Método para o emprego das células é do grupo Geron Corporation.
Do G1, com agências internacionais
FDA libera uso de células-tronco para teste com pacientes. (Foto: Darren Hauck / Getty Images)

A Agência de Drogas e Alimentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) anunciou nesta sexta-feira (30) que irá liberar o uso de células-tronco embrionárias para uma primeira aplicação em humanos.
É a primeira vez que um órgão oficial libera o emprego de células-tronco em humanos. O método, conhecido como GRNOPC1 e desenvolvido pelo grupo Geron Corporation, será voltado para o tratamento de pacientes com lesões na medula espinhal.
A FDA havia concedido a autorização para a mesma pesquisa em janeiro de 2009, mas colocou a decisão em suspensão no mês de agosto do ano passado após a descoberta de cistos em ratos de laboratório que haviam recebido células-tronco pelo método GRNOPC1.
O grupo Geron precisou desenvolver outro estudo com ratos para apresentar uma nova forma de identificar a "pureza" das células. A companhia planeja monitorar os pacientes durante 15 anos e argumenta que cistos na medula espinhal podem aparecer mesmo sem a administração de células-tronco.
Células-tronco embrionárias são conhecidas como pluripotentes por poderem gerar qualquer tipo de célula no corpo. Os cientistas têm como objetivo desenvolvê-las e aplicá-las na restauração de tecidos e órgãos em medicina.
Outro grupo de pesquisas com células-tronco, o Advanced Cell Technology, também busca autorização da FDA para realizar testes em humanos desde novembro de 2009. A empresa espera uma resposta da agência federal norte-americana dentro dos próximos 30 dias.




Um comentário:

joaquim silveira disse...

Pró,gostei da reportagem,e fui pesquisar sobre o assunto.Olha a ciência e os meus principios me dizem que num embrião tem uma vida sendo gerada por isso eu sei que a ciência vai achar outra solução de cura para tantas doenças.
Também entendo que o uso do cordão umbilical,da placenta,liquido aminiotico,e outros tem sido de grande valia para saude.parabens pró Vera. Joaquim Silveira